Afinal, o que é o Capital Visual?
- Patrícia Maria Garib
- 17 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de jul. de 2023
Você já ouviu falar dos tais Capitais que agrupam os atributos humanos mais importantes para a nossa existência?

Segundo o inconsciente coletivo da nossa sociedade, basta desenvolvê-los e PRONTO! Realização Plena! SERÁ?
A jornada de desenvolvimento dos Capitais é bem longa e precisa de uma relação em forma de tríade, como um triângulo equilátero, em que todos os lados são iguais, pois precisam estar equilibrados para manter a força e as conquistas desejadas. Primeiramente, vem a formação do Capital Humano, ou seja, o quanto de conhecimento e habilidades serão necessários para conquistar cargos importantes e que possam trazer status e poder profissionais.
O segundo tipo de Capital é o Econômico, trata-se do potencial que tem o indivíduo em gerar e administrar riqueza, dinheiro, investimentos que mantém o status e o poder adquiridos com o Capital Humano.
O terceiro tipo de Capital é o Social, em que o indivíduo deve conhecer as pessoas certas, realizar contatos que possam lhe ser úteis para a aquisição de status e garantir seu poder econômico. Para tanto, precisa frequentar reuniões, festas e lugares que aumentem seu Networking.
Neste ponto, paramos e observamos: Parece bem fácil a lógica, né? Basta estudar, graduar-se bem, realizar Pós-Graduação, trabalhar em uma boa organização, conhecer pessoas que possam lhe abrir portas e Voilá!
Mas na prática não é bem assim que as coisas acontecem. Muitos estudam, trabalham e conhecem pessoas, mas não se sentem realizados e felizes, ou reclamam que não conseguem alcançar seus objetivos e metas pessoais e profissionais.
Pois é! Está faltando o Capital Visual, o quarto integrante do grupo, aquele que vai transformar o equilíbrio da tríade em um equilíbrio mais estável, no quadrado perfeito.
O Capital Visual é, de todas as formas de agrupamento de Atributos Humanos, aquela que mostra como você é percebido pelos grupos com os quais se relaciona. Ele trabalha a Comunicação Verbal e a Comunicação Não Verbal, que são as duas únicas maneiras de alguém se expressar no mundo.
Na Comunicação Verbal é preciso criar a consciência dos discursos que se utiliza para promover uma comunicação para a paz, mais assertiva e inteligente, o que por si só, aumenta muito o grau de felicidade nas relações do indivíduo que a pratica.
Na Comunicação Não Verbal é preciso trazer consciência para os seus gestos, para a escolha da vestimenta, para as cores que você usa, para modos de andar e comer e de apresentar sua casa, a comida que você fez. É preciso gerar um entrosamento entre o que se fala e o que se mostra com a sua presença.
Este tipo de Capital traz mais liderança, mais prazer e felicidade, mais realização, pois expressa escolhas que são conscienciais, reflexos da sua essência que se aprimora dia a dia.
VAMOS ATIVAR O CAPITAL VISUAL QUE EXISTE EM VOCÊ?




Comentários