EXPERIÊNCIA PERFUMADA!
- Patrícia Maria Garib
- 10 de nov. de 2023
- 5 min de leitura
APRENDA A CRIAR SUA PRÓPRIA FRAGÂNCIA COM
PRODUTOS DE QUALIDADE E PREÇO ACESSÍVEL!

Há algum tempo eu entrei pela primeira vez na loja conceito da Granado. Fiquei
encantada! Uma loja linda, vintage que lembra as primeiras farmácias brasileiras
do tempo do Império.
Não é à toa, pois esta marca é a primeira perfumaria do Brasil, nascida em 1870.
Quando me deparei com os móveis da loja, lembrando o movimento Art Noveau
francês do início do século XX, com prateleiras em vidro cheia de frascos lindos,
coloridos e com fragrâncias incríveis feitas de flores e ervas principalmente dos
estados do sudeste brasileiro, como Flor de Laranjeira, Bergamota, folhas de
Caju e outras, lembrei da minha infância e o odor familiar muito bem trabalhado
tornou-se irresistível pra mim!
Achava que a Granado apenas fabricava o polvilho antisséptico e os sabonetes
da Phebo, sua submarca, mas a perfumaria da Granado é altamente qualificada,
premiada internacionalmente e já caiu no gosto de milhares de Parisienses, onde a marca abriu 3 lojas conceito, além dos Londrinos e Lisboetas que também compram nas lojas da marca em seus países. Os europeus se renderam aos encantos das flores e das ervas brasileiras, que trazem sempre a impressão
de que acabamos de nos perfumar, são frescas e elegantes.
Agora, com a ajuda de uma perfumista especial, Helen Augusto, aprendi que podemos criar ou intensificar muito e prolongar nosso perfume, através da técnica de misturar perfumes diferentes.
A sobreposição de perfumes — ou layering, como também é conhecida — é uma técnica da perfumaria que sobrepõe fragrâncias distintas na pele, criandocamadas de perfume. “Eu costumo fazer com duas fragrâncias apenas. Mas há aquelas pessoas que fazem com três ou quatro”, comenta Helen.
A especialista também revela que sempre gostou de fazer a técnica, muito por causa dos seus históricos de trabalhar na indústria da perfumaria. “É uma alquimia! Se uma fragrância está forte demais, ao aplicar uma opção mais fresca por cima, ela se torna mais suave, fica uma delícia”, revela.
Esta técnica é excelente pra nós, porque como o Brasil é um país com um clima cada vez mais quente, geralmente optamos por colônias que trazem o frescor do banho pra pele, mas que duram no máximo duas horas. Quando passamos odores que são mais encorpados como eaux de colônia da linha vintage da
Granado e depois escolhemos nosso odor fresco favorito, colônias, criamos um cheiro só nosso, rico, marcante e que nos faz marcar presença onde quer que formos. Torna-se nossa marca registrada.
Quais são as dicas para fazer sobreposição de perfumes?
“As pessoas sempre me pedem sugestão para compor a sobreposição. Então, quando a Granado lançou a coleção Layering, da linha Vintage, eu adorei, porque são todas de notas de fundo, como Sândalo e Cedro, e casam muito bem com as colônias já frescas, como florais, cítricos e aromáticos frescos”, nos diz Helen.
Entenda alguns pontos essenciais para fazer uma sobreposição de perfumes que vai lhe trazer todo o conforto!
Escolha perfumes que se complementam
A dica é estudar um pouco a família olfativa do perfume. Se a colônia tem cedro nas notas fundo, por exemplo, você pode escolher a Eau de Toilette Cedro, para a composição de camadas. família olfativa não é algo comum para você, vale dizer que a Granado traz o caminho olfativo todo descrito nas embalagens das colônias e perfumes — é só dar uma olhada com mais atenção.
Use um perfume encorpado com um fresco
Na sobreposição de perfumes, o ideal é brincar com contrastes. Por isso, uma das fragrâncias precisa ser mais intensa que a outra. Por exemplo, um perfume amadeirado com um floral fresco ou aromático vão bem, assim como um adocicado sobreposto a um cítrico. Na coleção da Granado, você pode apostar
na combinação entre a Eau de Toilette Tonka, para dar a base, e a Colônia Limão Tahiti & Néroli, proporcionando o contraste fresco.
Acerte na hora de aplicar as fragrâncias
Para o layering, o ideal é passar primeiro o perfume mais encorpado. “O que eu mais gosto é aplicar antes a fragrância de fundo nos pulsos, no pescoço e no colo. Depois, eu aplico o frescor. Se você aplicar esse antes, ao passar o mais intenso, ele ‘mata’ o suave” explica Helen.
A especialista também comenta que você pode aplicar as fragrâncias suaves de forma abundante, não só por cima da primeira opção, mas também em outras partes do corpo, como no joelho, atrás das pernas, até pensando no uso de vestidos, shorts e saias nos dias quentes.
Você conhece a coleção de fragrâncias Vintage da Granado, perfeitas para o layering?
Agora que você já entendeu o conceito de sobrepor perfumes, lhe convidamos aconhecer a coleção de fragrâncias Layering, da linha Vintage da Granado, pensada para que você seja seu próprio perfumista! Lembrando que cada uma das fragrâncias apresentadas a seguir também podem ser usadas separadamente, viu?
Âmbar
Com notas de âmbar no corpo e fundo, além de toques almiscarados, esse perfume é perfeito para quem busca um toque de aconchego. “Ele é ótimo para aquele dia em que você quer usar um moletom e se sentir abraçada”, comenta Helen.
A dica da especialista é sobrepô-lo com a Eau de Toilette Suzette, com notas de figo e madeira. Além de casar perfeitamente com as opções Verbena, Frésia, Rosa Damascena, Violeta, Baunilha e Musk.
Cedro
“O meu Cedro, da Granado, está até gasto, de tanto que eu uso. Cedro é uma das minhas madeiras preferidas, uso ele sozinho ou em camadas”, revela Helen.
Para quem quiser usá-lo fazendo sobreposição, uma aposta certeira é sobrepô-lo ao Limão Taiti & Néroli, como já mencionamos, que, de acordo com Helen, é uma das combinações mais intensas. As colônias Folha de Laranjeira. Verbena e Musk também são outras boas opções.
Sândalo
Mais uma madeira e, desta vez, que traz bastante conforto — não à toa, é tida como aveludada. Na composição, ele também leva notas de patchouli e madeira cashmere.
“O Sândalo passa uma sensação de cuidado, de algo morno, quentinho”, sugere Helen Augusto. Ele também é uma opção que casa com o Suzette, realçando a faceta mais amadeirada do perfume. Você também consegue combiná-lo com a Rosa Damascena e Limão Taiti & Néroli.
Tonka
Para Helen “você pode usar o Tonka para adocicar um perfume. O ingrediente é equivalente ao cumaru, que é o nome amazônico da fava tonka. Ele é como se fosse uma baunilha licorosa, e eu adoro!”.
As notas do nosso Tonka levam cumaru, fava tonka e baunilha, por isso a característica mais adocicada. Ele faz um layering perfeito com Fantástico Circo, além da colônia de Baunilha e Limão Taiti & Néroli.
Vetiver
Quer uma madeira mais viva e que aparece logo nas primeiras saídas? Então, Vetiver é uma ótima pedida. “Ele é alegre e persistente, também é muito compartilhável”, explica Helen. Para fazer a sobreposição, boas escolhas são o Musk, Verbena, Vetiver & Lavanda e Folha de Laranjeira.
Apostar na sobreposição de perfumes ajuda você a se diferenciar, tendo uma fragrância única e ainda permite que suas colônias durem mais na pele. O mais incrível dessa técnica é que as combinações são infinitas, fazendo com que você faça uma verdadeira alquimia particular.
Para saber mais sobre a coleção, confira mais sobre as Eaux de Toilette Âmbar, Cedro, Sândalo, Tonka e Vetiver, além das três opções de kits duos já prontos para layering.
Todas têm preços ótimos, muito acessíveis e combinados em latas lindas pra presente!
Parte desta reportagem foi retirada do site da Granado.
Commentaires